sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A vocação religiosa SALESIANA



"Cada um de nós é responsável pela missão comum e dela participa com a riqueza de seus dons e das características laical e sacerdotal da única vocação salesiana.
O salesiano coadjutor leva para todos os campos educativos e pastorais o valor próprio de sua laicidade, que o torna de modo específico testemunha do Reino de Deus no mundo, mais próximo dos jovens e das realidades do trabalho.
O salesiano presbítero ou diácono leva ao trabalho comum de promoção e de educação para a fé a especificidade de seu ministério, que o torna sinal de Cristo pastor, principalmente com a pregação do Evangelho e a ação sacramental. A presença significativa e complementar de salesianos clérigos e leigos na comunidade constitui um elemento essencial de sua fisionomia e completeza apostólica". (Const. 45)


O SALESIANO PRESBÍTERO OU DIÁCONO

As especificidades salesianas sacerdotais são:
• a colocação em evidência da figura de Cristo pastor, do qual o Salesiano, como Dom Bosco, é testemunha para os jovens necessitados, especialmente na pregação do Evangelho e na administração dos sacramentos;
• o aprofundamento do sentido eclesial de unidade e comunhão com a Igreja, particularmente com o Papa e os Bispos; a docilidade na acolhida do seu magistério, ajudando também aos jovens e fiéis a acatar os seus ensinamentos;
• a experiência vital do ministério sacerdotal no interior e a partir do interior da comunidade local e inspetorial em complementaridade recíproca com o salesiano leigo;
• A Congregação Salesiana conta, hoje, com 11.069 sacerdotes e 17 diáconos, que trabalham lado a lado com os Salesianos Leigos em comunidades a serviço dos jovens do mundo todos.

O COADJUTOR SALESIANO

As especificidades do salesiano coadjutor são:
• A resposta à vocação de batizado chamado por Deus a doar-se totalmente a Ele em Cristo, para servi-lo come ‘religioso leigo’ na Congregação salesiana.
• A realização da missão específico de promover a educação integral cristã dos jovens, especialmente dos mais pobres, com o espírito de Dom Bosco, em comunhão com o Salesiano sacerdote, dentro de uma comunidade religiosa.
• O viver com as características próprias da vida religiosa a sua vocação de leigo que busca o Reino de Deus cuidando das coisas temporais e orientando-as segundo Deus.
Hoje, a Congregação Salesiana conta com 2.317 Coadjutores Salesianos que trabalham lado a lado com os sacerdotes na comunidade, a serviço dos jovens de todo o mundo. Atuam como educadores que animam e coordenam ou dirigem obras e atividades várias da missão salesiana, como escolas, albergues, institutos técnicos, centros de promoção agrícola, centros editoriais no âmbito da imprensa, da rádio, da TV, centros de desenvolvimento social, legislativo e econômico, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pastoral

Em breve voltaremos com as atividades da Pastoral!

Onde estão nossos visitantes?