quarta-feira, 3 de março de 2010

Santidade Salesiana

SÓ ESTAVA FALTANDO VOCÊ!



O que significa ser santo?


Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “santo” vem do latim (sanctu) que por sua vez significa ‘estabelecido segundo a lei’, ‘que se tornou sagrado’. A santidade não é obra nossa, mas participação gratuita na santidade de Deus: portanto, é uma graça. Antes de ser fruto do nosso esforço, ela é um dom. É uma entrega total de nós, na fé, na esperança e no amor a Deus; uma entrega que se atua dia após dia, com serenidade, paciência, gratuidade, aceitando as provas e as alegrias cotidianas, com a certeza de que tudo tem sentido perante Deus.
Em dezembro do ano passado recebemos em nossa paróquia a Urna contendo as relíquias de Dom Bosco. A peregrinação das relíquias foi proposta pelo reitor-mor como uma ocasião para retornarmos as fontes do nosso carisma e assim refletir sobre a própria identidade, para continuar a amar e a aprofundar o conhecimento de Dom Bosco. Assim, o testemunho da sua vida haverá de ajudar a imitar sua fé, seu amor pelo Senhor e seu zelo pelos irmãos, sobretudo os mais pobres. Toda a família Salesiana do mundo reunir-se-á pra rezar junto a urna, formando uma comunidade de fiéis chamada por Cristo à santidade, e que deseja santificar-se segundo o exemplo de Dom Bosco.

São tantas as figuras de santos e santas salesianos que tiveram como inspiração Dom Bosco. O mesmo caminho está sendo proposto a nós: se quisermos tornar-nos santos, devemos olhar para ele. Somos herdeiros de um santo. A santidade é a maior herança que Ele nos deixou. Somos chamados a ser Dom Bosco HOJE! Dom Bosco confiou-nos uma santidade original, feita de simplicidade e de simpatia. Uma santidade que torna as pessoas amáveis, boas, simples, à mão.

Pastoral

Em breve voltaremos com as atividades da Pastoral!

Onde estão nossos visitantes?