quarta-feira, 31 de março de 2010

Cristo Ressuscitou!!!


FELIZ PÁSCOA!!!


Uma vida nova
Um tempo novo
É tempo de alegria
Venha alegrar-se conosco!

As coisas velhas já se passaram
É tempo de renovar.
Aleluia! Aleluia! Jesus ressuscitou
E Deus o exaltou com muito amor

Ele morreu para dar-nos a vida
Isso é motivo de louvor
Na cruz foi tudo consumado
Pelo seu amor

Vivamos o perdão independente da dor
Vamos cumprir os nossos deveres
Para agradar o nosso Deus Pai

Pois a paz é fruto da justiça
Na cruz Jesus assim falou
Pai perdoa-os
Eles não sabem o que é amor

Uma vida nova
Um tempo novo.
É tempo de alegria
Venha alegrar conosco!


Vigília Pascal

A Celebração é no Sábado Santo é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma tradição, (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição.No dia do silêncio: a comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio.

O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos… ", diziam os discípulos de Emaús.É um dia de meditação e silêncio. Algo parecido à cena que nos descreve o livro de Jó, quando os amigos que foram visitá-lo, ao ver o seu estado, ficaram mudos, atônitos frente à sua imensa dor: "Sentaram-se no chão ao lado dele, sete dias e sete noites, sem dizer-lhe uma palavra, vendo como era atroz seu sofrimento" (Jó. 2, 13).

A Vigília Pascal se desenvolve na seguinte ordem:

Breve Lucernário

Abençõa-se o fogo. Prepara-se o círio no qual o sacerdote com uma punção traça uma cruz. Depois marca na parte superior a letra Alfa e na inferior Ômega, entre os braços da cruz marca as cifras do anos em curso. A continuação se anuncia o Pregão Pascal.

Liturgia da Palavra

Nela a Igreja confiada na Palavra e na promessa do Senhor, media as maravilhas que desde os inícios Deus realizou com seu povo.

Liturgia Batismal

São chamados os catecúmenos, que são apresentados ao povo por seus padrinhos: se são crianças serão levados por seus pais e padrinhos. Faz-se a renovação dos compromissos batismais.

Liturgia Eucarística

Ao se aproximar o dia da Ressurreição, a Igreja é convidada a participar do banquete eucarístico, que por sua Morte Ressurreição, o Senhor preparou para seu povo. Nele participam pelas primeira vez os neófitos.

Paixão de Cristo

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.


Jesus é flagelado....

Carrega a sua própria cruz...

É crucificado....

E morto....

Instituição da Eucaristia

"Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os até ao extremo. Começada a ceia, tendo já o demônio posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a determinação de o entregar, sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha cingiu-se com ela." (Jo 13,1-4).

Jesus lava os pés dos discípulos não antes da refeição, o que poderia ser apenas um costume judeu de se purificar antes da refeição, ele lavou-os durante a refeição. Imaginemos a surpresa dos discípulos ao verem Jesus se levantar da ceia, tirar o manto, isto no meio da ceia pascal, um momento particularmente solene. Eles devem ter se olhado confusos "o que é que Ele está fazendo agora?" Era muito estranho!

Lavar os pés de um irmão ou irmã em Cristo, permitir que alguém lave os nossos pés, é um sinal de que juntos nós queremos seguir a Jesus, tomar o caminho da pequenez, para encontrar a presença de Jesus no pobre e no fraco. Isto não é um sinal de que queremos viver um relacionamento de coração com os outros, encontrá-los como uma pessoa e um amigo, e viver em comunhão com eles? Não é isto um sinal de que desejamos ser homens e mulheres de perdão, desejamos ser curados e purificados para curarmos e purificarmos os outros e então vivermos em maior comunhão com Jesus?

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa.
Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.

Celebração de Páscoa

Nesta Semana todos os alunos do Colégio do Carmo que puderam e se e sentiram preparados, participaram do Sacramento da Reconciliação ( Confissão) e das Celebrações de Páscoa, que aconteceram nas aulas de Ensino Religioso.

A Páscoa é a festa cristã que celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu Espírito e seu Corpo foram reunificados.
Cristo está vivo em nosso meio!!!
Feliz Páscoa!!!

Momento de revisão da própria vida....
"Senhor, como posso ser diferente?"

"Arrependei-vos e sereis salvos."

"Produzi frutos de partilha e justiça
Chegou o Reino: Convertei-vos ao Amor!"

"Uma vida nova renasce!"

Momento de reflexão e partilha...

Leitura do Evangelho...


Padres que estiveram para o Sacramento da Reconciliação....

Educação Física na Piscina!!!

As tardes no Colégio do Carmo ficaram mais gostosas com as as aulas de Educação Física na piscina!
Os alunos aproveitam para se refrescar e fazer um ótimo exercício com a natação e o pólo aquático.
Que delicia!!!!

Alunos dos 5° anos

Muita alegria e animação!
Que calor!

Pastoral

Em breve voltaremos com as atividades da Pastoral!

Onde estão nossos visitantes?